quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Modificações - #01 Tampa do Tanque

Independente do ano e do modelo, todo carro comprado novo vem no estado original, mas isso não significa que ele deve manter-se assim. Cada dono faz a modificação que quer para atender seu gosto ou sua necessidade.
Eu acredito que um carro precisa rodar e dar prazer ao seu motorista, aparência, qual o motor instalado... isso é secundário pra mim.

Há um tempo encontrei a notícia que veremos já já e comecei a pensar nos motivos que levam os carros sofrerem as modificações que vemos. Uma coisa é você ver um carro customizado e já sair falando que esta errado, que é mal gosto, que não pode fazer isso com o carro.... Mas quando você entende o porquê dele ser assim, as coisas ficam mais claras e você acaba até concordando com aquela modificação.


Bom, vamos falar da tampa de combustível do Maverick.
Assim é como saiu de fábrica:

Traseira Maverick LDO 77-79



Podemos ver que a tampa do tanque de combustível fica ao centro e é fechada com chave.

Agora vejam ao que os carros estavam e ainda estão sujeitos nas ruas:


O Globo 28.7.76 

A foto pegou o Maverick direitinho.
Viram só a audácia desse pilantra? Ele nem precisava arrombar a fechadura, levava os carros para um lugar mais discreto, abria com a chave e pegava toda a gasolina que queria... É mole?


Mas será que não ter a chave do carro impediria que roubassem sua gasolina?
Infelizmente não foi isso que aconteceu com o nosso amigo Rogerhy Buchmann. Ele comprou o Maverick em 1991 e teve a gasolina esgotada 3 vezes. Além de roubarem a gasolina, levaram a tampa junto!

Qual a solução que ele encontrou?
Vejam:





Ué? Tampou tudo, não abastece mais?




Aí está!
Uma modificação motivada pela segurança que resolveu o problema por completo. Nunca mais incomodaram o Rogerhy.


E pensar que nos EUA, Canadá e México, o Maverick não tinha trava interna do capo e nem chave na tampa do tanque...


Mas como falamos, o gosto do dono também é importante e dá sua personalidade ao carro. O Clóvis Germano Zanin Müller da página do Facebook CASA DOS V8, tem o seu Maverick desde o dia 22/08/1982 e como podem ver, ele também não usa a tampa do tanque na posição convencional.


O motivo?

Ele conta que além de seu gosto, esse tipo de modificação era comum na época. Assim como podemos ver em seu Maverick algumas outras alterações.

Eu particularmente gosto muito das modificações de época. Os anos 70 e 80 mexeram com a criatividade das pessoas e saíram muitas coisas interessantes. Quantos filmes eu poderia citar sobre carros, perseguições e várias customizações como essa! Fazia parte da cultura. No meu próprio Maverick, procurei deixá-lo o mais anos 70/80 possível ao invés de utilizar os acessórios que temos disponíveis hoje em dia.



Mas é aquela máxima: GOSTO NÃO SE DISCUTE, SE RESPEITA.



Sabe, quanto mais observamos, pensamos e amadurecemos, chegamos a conclusão que o seu carro precisa atender às suas necessidades e satisfazer o seu gosto ( do dono ). Antes de formar uma opinião, o correto é aprofundar-se no assunto e entender o motivo por trás daquilo tudo.
Aqui no Blog eu analiso as noticias dos jornais sempre no contexto que elas aconteceram, é assim que tudo faz sentido.

Modificado ou Original, o importante é ser Maverick.

O assunto para o Modificações #02 já está escolhido. Vale a pena ficar ligado no blog!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .