segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O Maverick em miniatura - Hot Wheels

Nós gostamos muito do Maverick e queremos saber tudo sobre ele. Antes que eu pudesse comprar um Maverick eu comprava as miniaturas da Hot Wheels, juntei algumas e mesmo depois de comprar o carro em tamanho real, continuei colecionando as miniaturas.
Muita gente começou assim e isso é muito bom e saudável, mas não é fácil pra quem quer ter a coleção completa, pois as miniaturas do Maverick são feitas há quase 50 anos, então o que a gente encontra por aí para comprar, é só a ponta do iceberg.

Essas são as minhas:


Procurando aprender mais sobre as miniaturas, conheci o Márcio Marcelo, um colecionador que especializou-se em Maverick. Fiz o convite e ele nos mostra agora o resultado de suas pesquisas que registrou e organizou todos os modelos do Maverick fabricados pela Hot Wheels, mas deixa eu parar de falar, é a vez de quem entende explicar, vai lá Marcelo!



Ford Maverick e o colecionismo.
Em todos os lugares do mundo existem colecionadores que se dedicam a guardar e organizar os mais diversos tipos de objetos, e com as réplicas do Ford Maverick não foi diferente, assim muitos fabricantes de várias nacionalidades se dedicaram a confeccionar essas miniaturas.
As minis, como carinhosamente são chamadas, são feitas dos mais diversos materiais como o plástico, resina ou metais (diecast), tem escalas que variam de 1:87 até a 1:6; A apresentação de cores e estilizações que variam de marca e ano em que foi lançada.


Atualmente temos diversas marcas que fabricam e outras que já tiraram esses modelos de seus catálogos, em nosso país as marcas mais disseminadas são a Hot Wheels e Johnny Lightning, porém existem inúmeros outros fabricantes que são um pouco mais difíceis de serem encontrados, como a Motor Max, Tiger Wheels, Revista De Agostini e até a própria Ford tinha uma miniatura chamada de “Promo-car” que eram entregues aos felizes compradores dos carros na escala real (1:1) além dos customizadores.
Miniatura da Ford - Promo Car

Comecei a colecionar as minis em 2010, quando durante as compras num supermercado vi numa gôndola pendurada com carrinho azul claro muito familiar, era o “71 Maverick Grabber” da série 2010 HW Premiere (cod.R0953), me encantei com o Maverick em miniatura, comprei e esse foi apenas o primeiro, curioso como todo colecionador deve ser, comecei a pesquisar em vários sites brasileiros e internacionais, encontrei uma gama de modelos, variações e cada uma mais bonita do que a outra, e como uma coleção sempre deve ter um foco, a principio estipulei que encontraria os da marca HW e minha pesquisa me levou a encontrar mais de 15 modelos diferentes e com inúmeras variações de cor que foram lançados desde o ano de 1970 com o nome de Mighty Maverick (Maverick poderoso) até 2006, tendo em variações em 1973 e 2009 de Street Snorter, e por fim após 2010 Maverick Grabber, lembrando que essas réplicas sempre foram baseadas no modelo americano do carro.

Com esse volume de informações, precisei criar uma planilha para nortear minha caçada e como sei que as informações de modelos anteriores ao advento da internet são mais difíceis de serem encontrados resolvi disponibilizar meus anos de pesquisa para quem se interessar. Como esse é meu primeiro texto a planilha inicial será da Hot Wheels (Mattel) e futuramente explanarei sobre as demais marcas. Nela podemos encontrar o código de fabricação, ano de lançamento, nome da série, nome do modelo, quantidades produzidas, descrição de cores e detalhes de pintura, curiosidades, modelos de rodas e fotos da mini e do seu blister.

Quem quiser maiores informações entrar em contato pelo e-mail: marciomarceloarquiteto@gmail.com – Poços de Caldas – 27-01-2017.

BAIXE AQUI A PLANILHA COM A RELAÇÃO DOS MAVERICK DA HOT WHEELS


Lançamento para 2017


É disso que eu estou falando! Gostar de uma coisa a ponto de pesquisar, registrar, organizar e compartilhar o conhecimento adquirido. Parabéns pelo seu trabalho Márcio e muito obrigado de dividi-lo conosco.
Sabemos que cada roda, pneu, cor... dessas miniaturas tem uma particularidade diferente, então entre em contato com o Márcio (marciomarceloarquiteto@gmail.com) para trocar mais algumas idéias.


Ficamos por aqui, mas voltaremos em breve com as miniaturas de outras marcas. Ford Abraço!





MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

2 comentários:

  1. Muito bacana essa matéria,estava a algum tempo procurando informações a respeito das miniaturas do Maverick,iniciei minha coleção a pouco tempo e ja percebi que a caminhada vai ser longa e custosa kkkkk. Ford Abraços

    ResponderExcluir
  2. kkkkk são muitos e depois dessa publicação fizeram muito mais miniaturas rsrsr VAi dar trabalho, mas se fosse fácil não teria graça. Vai fundo. Abraço!

    ResponderExcluir

No Facebook