sábado, 17 de dezembro de 2016

1969 - Maverick no Reino Unido

Recentemente comecei a procurar Maverick em países nos quais ele não foi fabricado. Está na página do blog no Facebook, encontrei no Japão, Polônia, Finlândia e França. Achei isso muito interessante, mas mesmo por esse resultado ter sido proveitoso, continuei procurando, aprofundando ainda mais as pesquisas e foi aí que chegamos ao Reino Unido, porém lá foi diferente, vejamos o porquê:



Até então, os Maverick encontrados em outros países haviam chegado lá por importação particular, mas aí surgiu esses jornal de Londres:

The Jewish Chronicle 28.11.1969



Diz assim:



"By American standards, Ford's new Maverick is a small car.
But it still helps you to a big slice of the American way of motoring.
With a powerfull, smooth running 6-cylinder engine to ease you quietly along the higway.
In fact you have a choice os two engines, one of 2758cc and one of 2372cc with a further choice of manual, semi-automatic or automatic gear changes.
You get a roomy, cober keyed interior with deep form padded comfortable seats.
You get most of the goodies that you'd expect to find in a mach bigger car.
Like the Maverick's big brother the Mustang.
Or the Mercury Cougar or Lincoln Continental MK III.
If you didn't see them at the Motor Show just drop us a line or give us a call.
We'll lay on your own private Motor Show.
We'd like to see you in our dreams."

LINCOLN CAR REGENT STREET, LONDON ### TELEPHONE ####

Can we tempt you to a small part of The American Dream?



O que chama atenção nessa propaganda é a parte que traduzida diz:


"Se você não vê-los no Motor Show basta soltar-nos uma linha ou dar-nos uma chamada.
Vamos colocar em seu próprio Motor Show privado.
Gostaríamos de te ver em nossos sonhos."



Depois de ler esse trecho, fui atrás de saber que Motor Show era esse, onde o Maverick estava exposto. Deu trabalho, mas encontrei!

Tratava-se do Earls Court London Motor Show, um super "salão do automóvel" que podemos conferir no vídeo abaixo:



É, fiquei triste do Maverick não aparecer no vídeo, mas não desisti, foi quando encontrei a "revista" produzida pelo jornal Daily Mail com todos os carros expostos neste Motor Show e por sorte o Maverick estava ali na capa!




Foi somente a capa mesmo que consegui, mas ela já é o suficiente para completar o que vimos anteriormente. O Maverick estava mesmo exposto em Londres e com um importador da Ford para revender os carros no Reino Unido.


Saber o que o Maverick tinha um revendedor oficial no Reino Unido é muito bom, importante para sua história, pois ele foi projetado para combater os carros compactos europeus e japoneses que invadiam o mercado americano de automóveis, mas a Ford jogou ele lá em meio a todos seus adversários, sozinho e sem muito apoio.

Bom, se o Maverick foi vendido no Reino Unido, a gente precisa encontrar algum lá. Sim, não encontrei (ainda) mas encontrei uma revista testando o Maverick lá em Londres:

Motor Sport 4.70

Motor Sport 4.70

Muito bom encontrar essa revista!


Maverick significa:

Folha de S. Paulo 14.4.69

Um "Maverick" não segue padrões pré estabelecidos, se arrisca, enfrenta, é decidido e determinado em agir com autenticidade. Quem não tem uma mentalidade "Maverick" não consegue compreendê-lo.

No texto da revista podemos perceber, e no final o autor confirma que o Maverick não é um carro para ele. Assim como aconteceu aqui no Brasil, o Maverick que é considerado compacto nos EUA, é um carro grande para os padrões brasileiros e londrinos. A foto do Maverick ao lado dos carros compactos europeus deixa isso bem claro, mas essa era a visão da Ford de construir o primeiro carro compacto americano para combater com estilo e personalidade própria qualquer carro, tanto é que em seu primeiro ano (data da publicação da revista Motor Sport) o Maverick bateu recordes de vendas nos EUA.
No final das contas, é meio que óbvio o Maverick não ter "agradado" o Inglês, as linhas dos carros americanos são totalmente diferentes. A aparência é questão de gosto, mas o conjunto mecânico não é e aí que o Maverick sai na frente dos seus concorrentes.


Maverick andando pelo Reino Unido. Essa foi mais uma página do Maverick na História.



Atualização:
Encontrei o anúncio em melhor qualidade:






FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .