quarta-feira, 22 de junho de 2016

Especial - A música esquecida do Maverick

Ah o Maverick... sempre me surpreendendo! Nenhuma das pesquisas desse blog foram fáceis de fazer e algumas eu estou há um tempo sem conseguir concluir. Mesmo dando trabalho, mesmo não sendo remunerado, pesquisar sobre Maverick me faz muito bem e descobrir cada passo dele na História me deixa muito mais convicto que o Maverick é mesmo um carro que dá orgulho.

A Ford sempre explorou as qualidades do Maverick de uma forma não muito convencional em seus comerciais e isso já foi tema de uma pesquisa muito interessante sobre os bastidores desses vídeos, relembre clicando aqui. Baseado em toda essa atmosfera surgiu essa pesquisa de agora. Procurando sobre informações do ano de 1969, encontrei um anúncio bem diferente num jornal... Vejam só:





The Ottawa Journal 30.10.1969
Diz assim:


1970's best buy by far is Maverick

"Nineteen seventy's best buy by far...
is Maverick
It sure as a shottin' is a great little car...
Maverick
Easy to buy, easy to run
Easy to drive and real good fun.
Plenty room for long legs inside
Holds lottsa luggage, got a smooth sure ride...
that's Maverick
It looks mighty sharp, that's a fact my friend,
With its Sports Roof styling and racy rear end
A hundred' n five horses; lottsa power and yet... up to
27 miles to the gallon you get...
With Maverick.
There's nothing quite like it, sized in between...
Compacts and imports, see what I mean
That for bachelors, newlyweds, housewives too
As a first car, second car the smart thing to do...
is buy Maverick
Priced real low, there's no better buy
Than the 1970 Maverick , that's why
You should go to your Ford or Mercury man
Just as soon as you possibly can...
and see Maverick."



São vários pontos importantes para analisar:

1- O jornal é do Canadá;
2- Os versos indicam ser um poema;
3- A imagem do homem com o violão indica ser uma música;
4- Os 5 revendedores anunciados no rodapé, indicam que trata-se de uma propaganda criada pela Ford;
5- A data. A letra da música contém todos os argumentos utilizados desde o lançamento do Maverick (Junho de 1969)
Ironwood Daily Globe 18.10.1969
Ele realmente era o "Best selling new car ever"

Chegamos a conclusão que trata-se realmente de uma música feita pela Ford em razão do grande sucesso de vendas do Maverick.

Isso é incrível! Assim que encontrei esse jornal passei a pesquisar mais sobre essa música, porém não encontrei outras informações. Na verdade essa música pode ter tido várias finalidades:

1- Ter sido tocada nas rádios;
2- Tocada na televisão;
3- Tocada em carros de som fazendo propaganda pela cidade;
4- Pode ser até que nem tenha saído do papel...
5- Talvez ela até exista ainda e eu que não consegui encontrar...

De qualquer modo, eu fiquei totalmente curioso em ouvir essa música, mas como? Já tive meus dias de "músico", mas eu não seria capaz de interpretar essa música a altura do que o Maverick merece, logo veio a solução para esse problema, o nome dela era Gisele Deitos.

Conheci a Gisele Deitos com a entrevista sobre a história do João Deitos, seu pai, com o Maverick Série Prata. Nunca ganhei um tostão de dinheiro com esse blog, mas conhecer pessoas especiais como essas não tem preço, é realmente um privilégio.
Além de bom gosto para carros, a Gisele tem um dom enorme para a música, basta ver pelo seu canal no Youtube ou em sua página no Facebook. Não haveria ninguém melhor que essa guria talentosa para a interpretação dessa música. Além do talento, as coisas só ficam boas quando colocamos sentimento nelas e a Gisele tem toda uma história com o Maverick e a música. Eu tinha certeza que daria tudo certo.

Fiquei muito feliz por ela ter aceito o convite e logo começamos a discutir sobre o ritmo da música. Observando essas imagens do lançamento do Maverick, decidimos que seria no estilo country.




A Gisele começou a trabalhar e o resultado? Foi essa maravilhosa canção ganhando vida!




Eu imaginava apenas que a Gisele iria tocar e cantar, mas ela com o apoio de sua equipe/família. preparou um verdadeiro video clipe! Usando o edição limitada Maverick Série Prata como fundo, a Gisele executa triunfantemente a até então música esquecida do Maverick.

Perceberam que a música não está completa? Pois é, isso foi apenas uma palhinha, mas eu já senti como se estivéssemos de volta a 1969 quando as ruas da América do Norte estavam cheias de Maverick de todas as cores e modelos...
A letra do jornal ganhou vida e ritmo, tornou-se uma música e agora não sai mais da minha cabeça. Fala de vários pontos fortes do Maverick e convence a qualquer um de suas qualidades.

O que dizer da Gisele? Ela foi muito gentil ao aceitar o convite, totalmente engajada em compor a música, maravilhosa na execução... totalmente linda!
Temos 3 estrelas aqui: a música raríssima, o Maverick e a Gisele, mas se não fosse a Gisele, não teríamos como ouvir essa divertida música que a Ford criou.
Imensamente Obrigado Gi, tu é uma guria de ouro! Estou muito ansioso para o dia que você pegar o Prata pra dirigir por aí fazendo shows e enlouquecendo o público.

É com muita felicidade que publicamos essa pesquisa. Resgatamos uma música feita pela Ford para o Maverick. Quantos outros carros tiveram isso? Que essa música na voz da Gisele Deitos invada a internet e chegue a casa de todos os fãs de Maverick do mundo.
Eu já vou colocar essa música na minha playlist para os passeios com o meu Maverick. Faça isso também!

Muito obrigado a todos e Parabéns Maverick, Parabéns Gisele!




ATUALIZAÇÃO!





Quem pesquisa precisa duvidar de tudo e entender que a cada momento poderá surgir uma nova informação. Eu tenho isso pra mim e hoje, pesquisando pelo Youtube, encontrei o comercial de 1969 com essa música! Não é incrível?
Vamos ao comercial:






Legal! Muito legal!!!

Mas com o surgimento desse vídeo, minha pesquisa fica em xeque. Vamos analisar o que eu disse, com o que podemos comprovar agora.


  • Sim, aquele anúncio no jornal era realmente uma música;
  • Sim, foi criado pela própria Ford;
  • Foi utilizada num comercial de televisão;

Só não conseguimos acertar o ritmo exato da música.



O comercial tem apenas 30 segundos e não daria para tocar a música completa, ela ficou assim:

“Nineteen seventy's best buy by far...
is Maverick
Easy to buy, easy to run
Easy to drive and real good fun.
Plenty room for long legs inside
Holds lottsa luggage, got a smooth sure ride...
that's Maverick

Priced real low, there's no better buy
Than the 1970 Maverick , that's why
You should go to your Ford or Mercury man
Just as soon as you possibly can...
and see Maverick.

It sure as a shottin' is a great little car.”

Só com o jornal a gente pôde saber a letra completa da música. 

Isso mostra que estamos no caminho certo das pesquisas, raciocinando de forma coerente e por não parar de procurar, estamos conseguindo atingir bons resultados.


Bom, mais importante que a música, é o Maverick mostrado no vídeo. Podemos notar uma grande semelhança entre esse comercial e o primeiro comercial do Maverick no Brasil. Vejam:






Mas o nosso comercial brasileiro teve 60 segundos de duração. Já falamos sobre os bastidores desse comercial aqui. 



Que bacana! É mesmo uma surpresa atrás da outra pesquisar sobre Maverick!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook