segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"Ele sabe tudo sobre Maverick"

Um dia meu pai fez um comentário sobre uma das minhas pesquisas que me deixou pensando sobre quem é o público que acompanha o Blog. São pessoas leigas? São pessoas experts? São nerds? São amantes? São curiosos?

Será que dá pra medir quanto a pessoa sabe sobre o Maverick? Será que é possível dizer "aquele cara sabe tudo sobre Maverick"? Mas afinal de contas, o que pode-se saber sobre o Ford Maverick? Qual a necessidade de saber tudo? Onde podemos encontrar esse conhecimento?

Vamos analisar mais de perto.


Pra deixar claro, quero dizer que todos os que se interessam pelo Ford Maverick são muito bem vindos, aquele brilho nos olhos que a pessoa demonstra quando o assunto é Maverick que conta e não o seu nível de conhecimento. Vai lendo que você entenderá melhor.


Já pensei muito sobre isso e cheguei a 3 pessoas que possivelmente sabem (sabiam) tudo sobre o Ford Maverick. São eles: Henry Ford II, Lee Iacocca e Joseph O'Nell.





Jornal do Brasil 12 4.6.69

Henry Ford II dispensa apresentações. Preciso explicar o motivo de ele ser um dos que considero como "sabendo tudo sobre o Maverick"? Ele era o Presidente da Ford Motor Company na época e acompanhou todo o desenvolvimento do Maverick.

Folha de S. Paulo 4 12.2.69
"Quem sabe fazer carro grande pode triunfar com qualquer modelo pequeno. O difícil é uma fábrica especializada em carro pequenos fazer um carro grande.."

Acredito que a especialidade de Henry Ford II sobre o Maverick era a respeito da sua posição no mercado frente a concorrência, sua função de atrair mais vendas para a Ford, passar a imagem adequada para o seu público alvo e coisas do tipo. O Maverick era o produto ideal nas mãos de um gênio: Henry Ford II.



Lincoln Evening Journal 10.12.70
Pouco tempo depois que o Maverick foi lançado, Lee Iacocca era nomeado novo presidente da Ford Motor Company.
Iacocca é considerado o Pai do Mustang e do Maverick pois trabalhava em seus respectivos projetos. Ele é idolatrado até hoje pelos amantes do Mustang.



O Globo 02.03.72
2 anos depois ele estava no Brasil para anunciar o que? Isso aí que você leu, veio anunciar que o Maverick seria fabricado aqui no país.

A especialidade de Iacocca a respeito do Maverick, no meu ponto de vista, é a quanto a promoção, desenvolvimento, estilo e divulgação do carro que ele mesmo ajudou a projetar.


3.3.72
Junto com Iacocca estava Joseph O'Neill, o então presidente da Ford do Brasil. Ele era o cara também e tinha a missão de preparar tudo para o lançamento do Maverick em terras brasileiras.



Jornal do Brasil 30.5.72

O'Neill tinha um currículo poderoso e fez muito pela Ford do Brasil. Como presidente ele poderia esclarecer qualquer assunto referente a marca, principalmente os assuntos sobre o Maverick.


Folha de S. Paulo 1.7.72

Era um momento complicado para a Ford do Brasil, que acabava de absorver a Willys. Nessa fusão, a então Ford - Willys do Brasil S.A. perdeu boa parte das vendas e via no Maverick a oportunidade de voltar ao topo.

Jornal do Brasil 26.4.73
Aqui vemos duas notícias: Joseph O'Neill arquitetando a apresentação do Maverick no Brasil, o primeiro carro que não foi lançado no estado de São Paulo.

A outra notícia é triste... Paulo Nogueira, chefe da manutenção da empresa e encarregado dos projetos Maverick e fábrica de motores de Taubaté, pediu demissão. Não sei dizer mais detalhes sobre Paulo Nogueira, mas com certeza esse homem presenciou muito da história do Maverick em seus primórdios no Brasil.

Diário da Manhã 25.6.73
E esta é a biografia do monstro Joseph O'Neill.

Jornal do Brasil 21.12.73
Eu gostaria muito de conhecer o Senhor O'Neill. Meu amigo Edison Guerra trocou algumas palavras com ele ao encontrá-lo sem querer. Seu Edison tem muita história legal pra contar.

Quatro Rodas 5.75
Nessa entrevista da Quatro Rodas vemos mais do conhecimento de O'Neill sobre o mundo Ford. Era inspirador e passava muita confiança no que dizia.
Ele acompanhou de perto a chegada, testes, adaptações, lançamento, vendas, vitórias e sucesso do Maverick no Brasil. Grande Homem!




Mas será que "saber tudo sobre Maverick" limita-se apenas aos presidentes da Ford, ou a quem trabalhou nele?

Por mais que esse homens tenham feito e dirigido reuniões sobre o projeto Maverick, há muitas outras formas de conhecer o carro que provavelmente eles não testaram. Sim, será que eles sabiam como é pilotar um Maverick nas pistas? Como era dirigir um Maverick todo dia por vários anos? Como era preparar um motor? Como era simplesmente lavar o carro?

Será que José Carlos Pace, Bird Clemente, Paulão Gomes, Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani, Luiz Antonio Greco, Nelson Rodrigues, Jota Cardoso e tantos outros nomes que estavam diretamente ligados ao Maverick não podem ser também considerados como pessoas que "sabem tudo sobre Maverick"?

Será que o seu pai, seu tio ou você que já tem um Maverick por mais de 20 anos não pode fazer parte desse grupo?

Analisando dessa forma, abrimos bastante o leque, mas onde quero chegar é que humanamente é quase (ou é totalmente) impossível que um pessoa tenha conhecimento por completo de um carro ou qualquer outra coisa. O que nós podemos é acumular cada vez mais informações por meio de pesquisas, conversas, troca de experiências... sem perder, é claro, a paixão pelo assunto. Justamente porque conhecer, apenas por conhecer não significa nada.

Talvez você, assim como eu, tenha conhecido muitos fatos da história do Maverick aqui no blog e não tenho dúvidas que aprenderemos muito mais. A parte boa em saber que não há um limite para o conhecimento é que cada dia torna-se uma oportunidade para buscarmos coisas novas e ir acumulando conhecimento sobre o que gostamos.

Este blog tem o compromisso em pesquisar e trazer todos os aspectos que colocaram o Maverick na História das diferentes culturas que viveu. Se tem alguém que realmente "sabe tudo sobre Maverick" eu não sei, mas vamos procurar aprender o máximo possível!





FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

2 comentários:

No Facebook