terça-feira, 17 de novembro de 2015

1972 - O Fabuloso Maverick

Se você acompanha o Blog há algum tempo, já deve ter visto a pesquisa sobre os bastidores de alguns comerciais do Maverick. Nessa pesquisa seguiremos a mesma linha, mas dessa vez com um episódio muito mais interessante e importante: A volta de Emerson Fittipaldi com o Maverick em Interlagos.

Mas Juninho, todo mundo já está cansado de assistir esse vídeo...

Paciência amigos, vocês sabem que aqui a história do Maverick é contada como você nunca viu, então preparem-se. Assista novamente essa aula de pilotagem do mestre Emerson Fittipaldi.






Nem precisa comentar o desempenho do Emerson e do Maverick. Interlagos ainda tinha 7. 960 quilômetros de extensão e proporcionava vários desafios para os carros e pilotos. O nome do vídeo indica que ele é de 1973, mas será mesmo? Esse é um Maverick Grabber? Vamos mais a fundo e esclarecer as dúvidas.






Diário de Pernambuco 19.9.72

Olha a foto e a data. Então não foi em 1973 que aquele vídeo foi gravado, mas somente isso não indica que foi gravado em 1972. Em 19 de setembro de 72, Emerson Fittipaldi já havia se sagrado o primeiro piloto brasileiro campeão do mundial de Formula 1.
O jornal segue falando das características do Maverick, aponta a potencia de 235 HP no motor e segue com um resumo do que aconteceu em 1971 e 1972.
Bom, aqui o foco é o Maverick, mas nós colhemos mais informações sobre a pilotagem do Emerson Fittipaldi podendo confirmar que não aconteceu em 1973.






Folha de S. Paulo 9.11.72

Confirmação!
O jornal de novembro de 1972 diz que o Emerson Fittipaldi apareceu em Interlagos para filmar com o Maverick. O vídeo foi gravado em 1972, mais precisamente no dia 8 de novembro de 1972, quarta-feira. Será?
Se você prestou atenção ao vídeo, deve ter percebido que essa foto do jornal é quando o Emerson desce do helicóptero e vai em direção ao Maverick.




Jornal do Brasil 14.11.72
Bom aí, vários jornais contaram a experiencia do Maverick em Interlagos.

Vamos lá:

Foi a primeira aparição do Maverick no Brasil. Vamos detalhar para ficar claro. Esse foi o primeiro Maverick de propriedade da Ford visto e testado no Brasil. Já existia Maverick no Brasil, mas devemos considerar que esse era um dos carros que a Ford estava adaptando ao Brasil para ser lançado oficialmente. Deu pra entender né?

Essas cenas em Interlagos fazem parte do filme do próprio Emerson, o qual foi intitulado O Fabuloso Fittipaldi.

O próprio Emerson escolheu o Maverick para as filmagens. Bom, não vou dar minha opinião aqui pois não tenho embasá-la com fatos, mas essa é a história oficial.

Esse V8 de 235 cavalos era um monstro, mas não era mais potente que o nosso brasileiríssimo Maverick Quadrijet.

E então temos as impressões do Emerson Fittipaldi sobre o Maverick.

Nós assistimos ao vídeo, mas só pela foto desse jornal já dá ver que o Emerson levou mesmo o Maverick ao limite.

Legal, mas olha o próximo jornal...






Jornal do Brasil 15.11.72
Olha essas imagens... eu nem sei o que dizer...

Aqui o jornal diz que o teste foi realizado na segunda-feira, deixando-nos em dúvida quanto a verdadeira data, pois um outro jornal apontou outra data. Acredito que tenha sido no dia 6 e novembro.
O restante do texto nós já lemos no jornal anterior.


Quatro Rodas 12.72

Olha aí mais uma evidência simples e objetiva sobre a data do vídeo. O teste saiu na edição de dezembro de 1972 da Quatro Rodas.


Quatro Rodas 12.72
Uma outra questão que levantei no início era a respeito do modelo desse Maverick. Era um Grabber?

A revista traz 3 Maverick e um deles esta com o motor nacional de 6 cilindros, herdado do Itamaraty.
Quatro Rodas 12.72
"... a concepção do Maverick não é revolucionária, .... e sim evolucionária."

A revista mostra os detalhes do novo Ford que esta chegando ao Brasil, mas o que nós queremos mesmo saber agora é o que o Emerson Fittipaldi achou do Maverick. Podemos ler na integra todos os elogios tecidos ao Maverick.
A opinião de um piloto sempre irá focar no desempenho do carro e o Maverick agradou mesmo o Emerson. Nós vimos que todo esse conjunto que impressionou o Fittipaldi realmente teve grandes vitórias nas corridas em 1973, 1974, 1975 em diante.

Quatro Rodas 12.72
Mas e o modelo? Bom, na revista, de americano mesmo, só o Maverick que o Emerson pilotou e não se tratava de um Maverick Grabber. Não temos as faixas características no carro. Na verdade, esse é um Maverick americano abrasileirado. Nós temos o Maverick Super, Super Luxo, o Gran Turismo, o Quadrijet, Ldo... nos EUA tinha apenas o Maverick, o Grabber, o 4 portas e o LDO. O Maverick testado pelo Emerson Fittipaldi era um Maverick simples.
A confusão que acontece é que as pessoas acham que todo Maverick americano é do modelo Grabber.



Quatro Rodas 12.72
Os dados técnicos do motor V8 não estão completos.



Diário de Notícias 27.2.73

Com essa matéria nós conhecemos mais sobre o filme que integra a cena do Maverick com o Emerson Fittipaldi.
Não me conformo de ainda não ter assistido ao Fabuloso Fittipaldi...





Folha de S. Paulo 22.8.73


A estréia desse filme sofreu uma série de adiamentos. Era agosto de 73 e ainda não havia passado em lugar nenhum. O trecho do Maverick sim foi mostrado, mas poxa jornal, precisava alfinetar a atuação do Emerson? Ele não é ator, não exijam isso dele.


Eu estava certo? Você não esperava que houvessem registros do que rolou por trás desse vídeo? Mesmo sendo tão visualizado e querido, hoje pudemos aprender mais sobre os detalhes que não se descobre apenas assistindo ao vídeo.

ATUALIZAÇÃO:

Mais fotos deste Maverick:

Manchete 1972
Essa edição especial da Manchete fala sobre o Salão do Automóvel de 1972 e na capa já traz o Maverick "do Emerson".


Manchete 21.4.73
 Já em abril de 73, a Manchete mostra mais uma vez o mesmo Maverick.

Muito legal né?





Essa foi a pesquisa número 100 do Blog e espero que tenha agradado.

Vem muito mais por aí. Ford Abraço!





FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Um comentário:

No Facebook