terça-feira, 31 de dezembro de 2013

1975 - O Maverick nas Corridas

Já era hora! Finalmente terminei.
Em 1975 a Ford contratou nada mais, nada menos que o piloto de formula 1 José Carlos Pace!
O Maverick provou ser o melhor nas pistas em 1973 e 1974, mas agora com Pace no volante podemos esperar novos recordes e títulos.
Convido você a acompanhar como o Maverick se saiu nas corridas em 1975.


Diário do Paraná 5.1.75


Com certeza a maior equipe de corridas dos anos 70, a Hollywood está otimista para essa temporada de 1975.

Diário do Paraná 16.2.75






Agora um pequeno regresso a 1974.
Precisa-se comentar alguma coisa? O Maverick foi soberano, quebrou recorde um depois do outro.
Vale ressaltar que essa reportagem diz que o Maverick venceu 42 provas, enquanto que a propaganda da Ford disse que foi 44 vitórias.

O Estado de S. Paulo 28.2.75


Interlagos e chuva. Não é a combinação perfeita, mas também não é a coisa mais difícil de acontecer.

Folha de S. Paulo 3.3.75




Aí está! Vitória do Maverick Hollywood pilotado pelo grande, grande piloto Luiz Pereira Bueno.


Quatro Rodas 3.75



Largou em último, foi penalizado em 1 minuto e ainda teve que trocar seu aerofólio. Mesmo assim, fez o recorde da pista e venceu com folga.


Diário do Paraná 16.2.75


Isso foi bom. Como já vínhamos acompanhando, a Ford entrou mesmo de cabeça no automobilismo nacional e com isso os revendedores foram atrás.
Essa era a equipe Caltabiano de Formula Ford, mas a Caltabiano também patrocinou  o Maverick Hollywood da Divisão 3.


Quatro Rodas 4.75


Corrida no dia 9.3.75 pelo campeonato paranaense em Cascavel vencida pelo Maverick de Odivaldo Alves.


O Estado de S. Paulo14.3.75


Rotina: Maverick andando na frente e o Opala com problemas.



Quatro Rodas 4.75


Mais uma vitória do Maverick. Foi em nas 200 Milhas de Brasília no dia 23.3.75. Paulo Cesar foi que o conduziu a essa vitória.


O Estado de S. Paulo 8.4.75


Nós já vimos esse filme. É só o Maverick chegar na frente que já surgem duvidas quanto a fraudes nos carros. Vamos ver no vai dar.


Folha de S. Paulo 19.4.75



É assim que ele trabalha! Formula 1 ou Maverick, José Carlos Pace é sinônimo de recordes e dessa vez deu a lógica novamente.

O Estado de S. Paulo 19.4.75


A História do Moco é fantástica, ele começou correndo na equipe Willys e depois foi parar na Formula 1. Agora 8 anos depois ele volta ao Brasil pra correr com carro de turismo, mas não é um carro qualquer, é o Maverick Quadrijet da Mercantil Finasa-Motorcraft.
Temos ainda uma pequena entrevista com o Pace e como sempre ele estava feliz e descontraído.
Brasília será um desafio aos freios do Maverick, mas o Maverick não foge da luta.

Folha de S. Paulo 20.4.75
Os invejosos, desinteressados, desarazoados e encrenqueiros já estão de conversa sobre o Pace. Imagino Grecco o defendo falando com um tom de raiva e com os punhos cerrados. Quem inventa uma coisa dessa merece muito um murro na boca.

O Estado de S. Paulo 20.4.75
Em Brasília o automobilismo estava a frente do futebol na preferência das pessoas.

Essa corrida promete ser um show!

Folha de S. Paulo 21.4.75


O Maverick do Pace quebrou, mas o Maverick do Bob Sharp e Edgar Melo Filho venceu!
Os Mil Quilômetros de Brasília abriram o Campeonato Brasileiro da Divisão 1.
José Carlos Pace passou na pista! Como ele pilotava!
Mesmo com as quebras, os 3 primeiros colocados foram os nossos Maverick.


Quatro Rodas 5.75
Quatro Rodas 5.75
Quatro Rodas 5.75
Puxa vida, enquanto os Alfa faziam em media 5 km/l, os Maverick faziam 1,8 km/l.
Pace teve o cambio quebrado na volta 104, a corrida durou 182 voltas, ainda assim ficou com a volta mais rápida da corrida.


O Estado de S. Paulo 22.4.75

Em 1975 o Maverick encontrou um rival pelas atenções a altura: José Carlos Pace.
Ele era incrível e ter um piloto de Formula 1 pilotando todo mês no Brasil é ótimo.
Essa matéria é muito importante e interessante.


Folha de S. Paulo 25.4.75
Nos treinos Paulão Gomes fez tempo recorde da pista com seu Maverick.


O Estado de S. Paulo 25.4.75
Olha só! O tempo que o Paulo Gomes conseguiu, foi usando apenas 7 cilindros!
Corrida em Tarumã sempre é bom, mas essa tem tudo pra ser a melhor com Paulo Gomes, Luiz Pereira Bueno e Júlio Tedesco.

O Estado de S. Paulo 26.4.75

Se com 7 cilindros o tempo foi de 1:17:00, com o V8itão completo, Paulo Gomes virou 1:15:91! É mole ou quer mais? Ele foi simplesmente mais rápido que o Maverick Hollywood de Luiz Pereira Bueno, batendo o recorde da pista.

Folha de S. Paulo 28.4.75


Infelizmente o Maverick Hollywood quebrou logo na primeira volta... Seria uma disputa e tanto entre essas feras. Mas independente disso, uma coisa já era certa: o vencedor seria um Maverick e com a saída de Luiz Pereira Bueno, Paulo Gomes levou a prova com todos os méritos.
Só não entendi como é que mesmo vencendo as duas baterias, o Paulo Gomes ainda ficou em 2º no campeonato.



Quatro Rodas 5.75

Olha essa foto!

Diário do Paraná 3.5.75
Automobilismo Paranaense!

Folha de S. Paulo 5.5.75

Enquanto o pau quebrava na Super-Vê, na Divisão 1 o Maverick continuava tranquilo vencendo as corridas.

Folha de S. Paulo 7.5.75
Mudanças no calendário.

Folha de S. Paulo 8.5.75
A corrida de Pace agora é para ir ver seu filho!
A Ford o contratou e a dupla José Carlos Pace e Maverick era perfeita!

Folha de S. Paulo 16.5.75
O Maverick da Mercantil Finasa-Motorcraft que o Moco pilota foi desclassificado. Todos mundo esta tenso com as decisões da Federação Paulista. Pace vai poder aproveitar para conhecer seu filho Rodrigo. Acho muito legal esse momento família.
Sem o carro de Pace quem vai vencer essa corrida?

Folha de S. Paulo 19.5.75
Olha a bagunça com a cronometragem! rsrsrs 6 horas de corrida e não se sabe exatamente quem venceu.
Agora imagina como a cronometragem de 69 carros era feita simultaneamente em 1975! Não tinha celular com Android, nem relógio digital, nem computador, nem fotocélula. Tudo era feito na raça e as vezes os caras se perdiam mesmo.
O Maverick ficou em 1º em duas contagens, vamos aguardar um resultado oficial.


Quatro Rodas 6.75

Quatro Rodas 6.75
Quatro Rodas 6.75
Agora foram a Ford e a Chevrolet que tentaram enganar a CBA e a FPA informando o peso errado dos seus carros. O Opala foi desclassificado, mas o Maverick não. A diferença de peso do Opala era muito maior que a do Maverick.
Acho que esse resultado não deve gerar muitas discussões já que todos os carros correram e o Maverick chegou em primeiro com o Opala em segundo e somente depois o Opala foi desclassificado. Mas que na época deu confusão, isso não tem como negar rsrsrs

Folha de S. Paulo 22.5.75
Aqui José Carlos Pace critica a Federação Paulista de Automobilismo. Ele tinha razão.

Quatro Rodas 4.75

Quatro Rodas 4.75

Quatro Rodas 4.75

Essa foi válida pelo campeonato paulista.
E a má noticia está aí: Nada de Quadrijet e 250-S para 1976....

Vocês viram quantos Maverick na frente dos Opalas?!

Folha de S. Paulo 8.6.75
Júlio Tedesco com seu Opala lidera a Divisão 3 com 6 pontos de vantagem sobre Paulo Gomes e seu Maverick.


Folha de S. Paulo 16.6.75
Mais um vitória do Maverick de Paulo Gomes, dessa vez em Goiânia. Agora sim temos um novo líder na Divisão 3.

Quatro Rodas 7.75

Quatro Rodas 7.75


Quatro Rodas 7.75
Esta foi considerada a melhor prova da Divisão 3.



Folha de S. Paulo 30.6.75
Agora o Maverick venceu com o Paulo, Paulo Prata. Maverick este que era da Mercantil Finasa-Motorcraft. Paulo Prata era um dos pilotos que corriam de Opala, mas agora ele está como a Ford: Um Passo à Frente!

Quatro Rodas 7.75
Era um carro muito superior mesmo.

Diário de Notícias 9.7.75


Super Ford com chassis Brabham. Precisa de comentários?

Esse Maverick da foto é o novo Maverick de 4 cilindros com sua exclusiva pintura saia e blusa e mais ao fundo com sua pintura monocromática normal. O campeão da Formula Ford ganharia um Maverick e o piloto com mais pontos nas ultimas baterias ficará com o outro Maverick. Ótimo!

Essa Copa Sul-Americana  tornou-se o I Torneio Brasileiro dos Campeões e I Torneio Sul-americano de Automóveis de Turismo

Folha de S. Paulo 11.7.75


Complô para impedir que a corrida aconteça em Brasília. Ah ta de brincadeira né...



Quatro Rodas 8.75

Corrida pelo campeonato paulista. Mais uma vitória do Maverick. Jaime Silva faturou mais uma.


Folha de S. Paulo 21.7.75


A Prova da Amizade foi uma boa idéia promovida pelo Automóvel Clube Paulista em Interlagos e contou com a participação do filho do Grande Juan Manoel Fangio: “Cacho” Fangio.
Após 2 horas, o Maverick saiu vitorioso novamente.

Quatro Rodas 8.75
Quatro Rodas 8.75
 A vitória do Maverick no Torneio Amizade.


Folha de S. Paulo 22.7.75


Ele está de volta!
Fiquei bastante curioso para saber mais sobre esse folhetos As dicas de Pace, deve ser muito interessante.
O Moco voltará a pilotar o Maverick, agora nas 12 horas de Goiânia. Ele é mesmo muito rápido, em um curto espaço de tempo ele passará por 3 estados e 2 continentes.
Boa entrevista, só não gostei de saber que ele era corinthiano kkkkk
Vocês viram ele falando do Alex Dias Ribeiro? Isso serve para todos.

Folha de S. Paulo 28.7.75


Essa dupla era implacável!
Essa corrida entrou para a história, pois marcou o 1º aniversario do autódromo de Goiania. Detalhe, o Maverick também venceu na inauguração em 1974.
Foram 351 voltas de muita emoção.

Quatro Rodas 8.75
Quatro Rodas 8.75
No depoimento do Pace fica evidente como um Piloto de verdade deve agir com inteligência e paciência para vencer uma corrida, ainda mais uma corrida tão longa. Pace chegou em 2º em Le Mans, mas não foi em 1974, foi em 1973. Veja aqui. Ele não deve ter lido as letras miúdas do contrato da Ford rsrs, mas que bom que ele correu. Marivaldo Fernandes e Bob Sharp venceram essa prova em 1974, mas em 1975, Pace e Gomes conseguiram dar 8 voltas a mais que a dupla de 74.

Esse ano ainda tem as 25 Horas de Interlagos, é Pace, vai ter que correr sim, sem você as corridas não são as mesmas!


Folha de S. Paulo 29.7.75
Resumo das 12 Horas de Goiânia

Folha de S. Paulo 4.8.75



Camilo Cristófaro, mais uma fera ao volante venceu em Interlagos com o Maverick da recém criada equipe Lobo-Caltabiano.

Folha de S. Paulo 25.8.75


O destaque foi para a Super-Vê, mas aqui no blog o destaque sempre será o Maverick. Desta vez a vitória foi em Interlagos na Divisão 1 com o piloto Arthur Bragantini da equipe Manah.


Folha de S. Paulo 1.9.75



Opa! Mais um vitória de Paulo Gomes!


Quatro Rodas 9.75
Quatro Rodas 9.75
Em Tarumã, Paulo Gomes ficou mais perto do título, a decisão vai ficar para o templo do automobilismo brasileiro: Interlagos.

Folha de S. Paulo 7.9.75


Na Divisão 1 tem Maverick na frente, é claro! Jaime Silva foi o às no volante desta vez.


Jornal do Brasil 10.9.75


Pessoal, conferi as datas e o conteúdo. Essa reportagem fala o mesmo assunto que vimos na reportagem do dia 01/09/75 da Folha de S. Paulo.


Folha de S.Paulo 25.9.75

Vem aí os 500 Quilômetros de Brasília com a dupla dinâmica José Carlos Pace e Paulo Gomes no Maverick rumo a liderança do campeonato.

Diário do Paraná 27.9.75


Penúltima prova da Divisão 1, as os 500 Quilômetros de Brasília está para começar.
Pace e Gomes estão 12 pontos atrás, mas dá recuperar.



Folha de S.Paulo 29.9.75


Vitória de Pace e Gomes. Prova mais que especial para o Paulo Gomes, pois marcou o convite de Wilsinho Fittipaldi para sua equipe a caminho da Formula 1.
A corrida teve briga na pista e fora delas e teve também o Maverick ocupando as 5 primeiras posições.


Jornal do Brasil 29.9.75


“O que era previsto aconteceu”


Quatro Rodas 10.75
Quatro Rodas 10.75
Quatro Rodas 10.75
José Carlos Pace e Paulo Gomes ficaram mais perto do título.

Jornal do Brasil 1.10.75


Tarumã se prepara para a grande final da Divisão 1.


Folha de S. Paulo 13.10.75


É Campeão! É Campeão! É Campeão! É Campeão!
Eles se recuperaram no campeonato e alcançaram o título!

477 voltas X 3.016 metros é igual a 1.438.632 quilômetros! É quase a distancia de São Paulo - SP à Porto Seguro na Bahia.

Após a vitória a dupla foi para a Europa para continuar pilotando.


Quatro Rodas 11.75

Quatro Rodas 11.75
Quatro Rodas 11.75
Eles corriam com precisão cirúrgica, como jogadores de xadrez, nem precisavam usar o máximo do carro. Isso é incrível!

Essa foi a final da Divisão 1 e agora ja começa-se a pensar no próximo ano. O quadro CTDN e a FIA é muito interessante.
Corremos o risco de o Maverick Quadrijet sair das pistas, pois ele é encarado como uma "variante esportiva" fora de serie. Isso não é verdade, como já vimos aqui, o Maverick Quadrijet foi produzido e vendido pela Ford brasileira.
Não preciso escrever o que foi dito pelo presidente do CDTN, que tomou lado da Ford e do Maverick e ainda por cima humilhou o Opala.
Ele tinha razão, os carros mais velozes e competitivos devem continuar, mas ele não precisava ter falado desse jeito.

Folha de S. Paulo 22.10.75


Eu também quero parabenizá-los!
O Maverick da Sonnervig fez um ótimo trabalho pois o Maverick Da Ford era imbatível em todos os aspectos.
Parabéns aos pilotos e as equipes.


Diário do Paraná 9.11.75


As 200 Milhas de Fortaleza não fazem parte do campeonato, mas será um evento muito bom, pois reunirá vários pilotos e ainda haverá outros eventos.

Foi divulgado também a possibilidade de um novo regulamento da Divisão 1 para 1976. Eu não gostei nem um pouco. Dessa forma, o Maverick vai perder muito, mais que qualquer outro carro... Não há necessidade de uma troca no regulamento...

Diário do Paraná 23.11.75


Chegamos ao fim da Divisão 3. Paulo Gomes não precisou vencer a corrida para ficar com mais um titulo na temporada.
O Maverick Hollywood voltou a andar bem, fazendo a melhor volta e ficando com a vitória, mas foi pouco. Luiz Pereira Bueno ficou apenas em 3º no campeonato.

O Maverick Hollywood era mesmo o mais rápido de todos, porém sofria com várias quebras, mas quando isso não acontecia, sempre chegava na frente e com muita folga. Ele ganhou todas as corridas que terminou.


Diário do Paraná 05.12.75

O principal fator para se ganhar uma prova das 25 Horas de Interlagos é estar a bordo de um Maverick. Em 1974 o Opala chegou perto, mas foi desclassificado.



Será mesmo esse trio fantástico no Maverick: Pace, Reutemann e Garro? Acho difícil o Moco deixar seus amigos brasileiros de fora...


Folha de S. Paulo 8.12.75
 Jaime Silva!


Folha de S. Paulo 10.12.75


As 25 Horas de Interlagos são mágicas!
Já são mais de 60 inscritos, treinos a noite, treinos de dia, estratégias e muita expectativa para essa corrida.
O Pace está testando seu novo motor na Brabham, mas irá correr sim em Interlagos ao lado de Bob Sharp e Paulo Gomes. 

Sabia que seria muito difícil correr só com os argentinos.



Folha de S. Paulo 12.12.75


Maverick na frente. Equipe Tenenge com seu carro 26 virou 3:42:08.
Pace não pode estar presente. Estão falando que ele pediu um dinheiro que não puderam pagar.... Duvido! Ele não ficaria fora de uma corrida dessas, ele é um piloto, não um marketeiro.

Diário do Paraná 13.12.75
 Jaime Silva campeão da Divisão 1 paulista.


Folha de S. Paulo 16.12.75



Aí está! Pace não só correu, como também venceu as 25 Horas de Interlagos.

Quatro Rodas 1.76
Quatro Rodas 1.76
Agora o Maverick é tri nas 25 Horas de Interlagos

Diário do Paraná 21.12.75


36 vitorias em 41 corridas e campeão de 8 dos 9 campeonatos.
O V8 302 do Maverick deu a vitória da Divisão 4 a equipe Hollywood.
Destaques para as 3 vitorias nas 3 edições das 25 Horas de Interlagos  e  para o l Torneio Sul Americano.

As datas dos jornais estão corretas, mas não estão de acordo com o que realmente aconteceu. Aqui no dia 21 diz que as 25 Horas ainda iriam acontecer, mas essa corrida aconteceu dia 13/12/75.
Não sei como isso aconteceu, mas deu pra gente decifrar.


Diário do Paraná 28.12.75
Grande vitória do Moco! Ele era um especialista em automóveis, dominava qualquer tipo de carro, sentia prazer de pilotar e fazia isso maravilhosamente. O brasileiro era feliz pois poderia ver de perto o piloto de formula quando vinha correr de Maverick. Era um show atrás do outro. Claro, não podemos deixar de dizer que Pace correu com o Paulão e o Bob Sharp, monstros do volante.



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook