sexta-feira, 7 de junho de 2013

Balanço do primeiro mês do MavericknaHistória





Este blog é resultado de várias pesquisas, iniciadas primariamente com o desejo de aprender sobre o Maverick, na época eu nem imaginava que esse carro existisse, mas logo percebi que tinha tudo a ver com o meu gosto: muscle cars. Eu jogava Super Monaco GP, Lamborghini, Top Gear, Street Rod I, II e III, zerei o Gran Turismo 2, zerei o GTA San Andreas só pra colocar o mod do Maverick e ficar dirigindo o carro pela cidade... desde pequeno eu sempre gostei de carros e de corrida.




A cidade que moro é pequena e não tinha nenhum Maverick por aqui, foi na novela da Globo que o vi pela primeira vez, o Maverick do Juvenal Antena, quem não lembra né? Não acompanhei a novela, mas não me esqueço do Maverick. A partir de então perguntava pra todo mundo e pesquisava na internet por mais informações, cada site, comunidade do orkut, fórum, blog me animava mais ainda. Comprava revistas, miniaturas, camiseta... já estava viciado, lembro que eu fazia aula de informática, mas ao invés de estudar eu ficava revirando a internet atrás de Maverick.

Com respeito ao formato deste blog que consiste em reunir noticias da época e apenas comentá-las, não mudar o que a notícia diz, nem querer que a minha opinião tenha mais valor que a própria revista ou jornal da época diz, muito menos escrever o que esta no jornal como se fosse as minhas palavras. Todas as reportagens tem sua fonte e crédito.
Acredito que foi há uns 3 ou 4 anos que comecei a juntar esses recortes de jornal. Na época ninguém se interessou em publicar em site nem blog nem nada e eu também não queria montar um site pra fazer isso, de modo que tudo ficou guardado durante todo esse tempo. Esse ano, enquanto olhava todas as coisas sobre o Maverick que eu tinha juntado, entendi que era hora de que mais pessoas também soubessem e tivessem acesso a esse material e essa vontade aliada ao meu temporário afastamento do serviço, me deu a chance e tempo de criar este blog para divulgar as minhas pesquisas.


Tive que aprender e ainda estou a aprendendo a usar o Blog, recortar e juntar as imagens não foi fácil no começo, mas agora já esta indo tudo bem. Dá trabalho organizar tudo por data e por tema, é difícil postar em ordem cronológica, mas o principal é ter uma fonte a mais para as pessoas conhecerem o Maverick, assim como eu também fiz e ainda faço.
Não se trata de mostrar quem tem mais Maverick, quem sabe mais, quem é mais velho nisso, quem tem ou não tem, mas sim acrescentar mais e mais informações sobre o Carro que nós temos um grande respeito e admiração. Todos nós podemos fazer isso e de qualquer forma sempre o Maverick será o maior beneficiado.

Encaro esse blog como um novo nicho no mercado da internet, pois não vi outro blog que segue o mesmo padrão, muito menos tendo o mesmo padrão e ainda falando sobre o Maverick. Acredito que foi com esse mesmo pensamento, de compartilhar conhecimento, que a revista Veja, a revista Quatro Rodas, o jornal Folha de São Paulo e o Jornal do Brasil, disponibilizaram seus acervos digitalmente, colocando cada um de nós em um nível maior de igualdade, seja lá qual for o assunto. Este blog parece mais um jornal dos anos 1970, onde você abre e só encontra noticias reais sobre o seu carro favorito, mas nada disso seria possível se nenhum desses meios de comunicação dividissem conosco sua vasta e rica biblioteca.

O conhecimento é a coisa mais valiosa no mundo, porém, você torna-se um egoísta por não dividi-lo com os outros. Gostamos de pensar que já conhecemos e vimos de tudo, que nada mais nos espanta, mas a verdade é que o que sabemos pode ser comparado a uma gota d'água, o que achamos que sabemos, a um grande rio e ao que desconhecemos totalmente, ao vasto oceano.
Costumamos ouvir que os brasileiros não tem memória, que não dão valor aos seus "ídolos"... mas a verdade é que nós muitas vezes não temos o interesse de ir atrás do que queremos e aí tudo cai no esquecimento mesmo, se alguém não nos lembra... passa e fica perdido.

Pesquisar sobre o Maverick é interessante porque você aprende sobre o carro e também sobre tudo o que ele estava envolvido: Transito, Leis de transito, historia de corridas, causas da crise do petróleo, mecânica, economia, marketing, como uma empresa trabalha para adaptar um carro a outro país, como uma empresa cresce e se desenvolve,filmes da época, costumes, coisas que seu pais não te contaram e que você não aprende na escola, coisas que não escola você é obrigado a saber e não da valor, mas quando vê que tem um tanto a ver com o Maverick, lê com o maior entusiasmo. Enfim, entender todo o contexto com base em jornais e revistas de respeito, torna muito mais real todo esse aprendizado.

O blog apresentou o resultado que eu já aguardava, pessoas gostando e acumulando informações, mas também pessoas que levam para o lado pessoal e esquecem totalmente do Maverick. Claro que não é
possível agradar a todos e se eu quisesse, colocaria futebol, cerveja, mulher pelada e quem sabe até horóscopo, para chamar mais atenção das mulheres. Não é esse o Objetivo. O objetivo é conhecer os fatos da época em que o Maverick era um carro de linha de produção com grande sucesso em todo lugar.

A divulgação do Blog anda um pouco lenta. Quem aqui já não sentiu raiva com um monte de link e propaganda que são jogadas na nossa cara? Acho que todos nós. Pois é, agora eu meio que estou do
outro lado e não quero ficar forçando ninguém a acessar o Blog. Acredito que com o tempo os acessos aumentarão e mais pessoas poderão tirar proveito. A postagem que mais divulguei foi a Mistério Revelado - Ford Maverick Quadrijet. Fiquei muito entusiasmado com as "descobertas".
Meu tempo livre está menor então o ritmo de postar será mais lento, mas não quero parar, ainda tenho muita coisa para mostrar

Que fique claro uma coisa muito importante e óbvia: o principal conteúdo deste blog é de revistas e jornais de circulação em massa, portanto já esta tudo publicado e talvez com os títulos de inédito e/ou exclusivo. No mundo do Maverick, muitas dessas matérias não são conhecidas e acabam se tornando uma coisa inédita e/ou exclusiva também, mas isso não tira o crédito que realmente é todo dos jornais e revistas.



Que a história do Maverick seja sempre lembrada e valorizada. Agradeço a todos pela atenção e deixo um incentivo para que cada um corra sim atrás do que gosta, nós somos capazes se fizermos com dedicação.



Ford Abraço,
Juninho Fonseca


Aconteceu? Maverick está envolvido? Então aqui é o lugar!


FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
O que achou? Deixe seu comentário!

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA! POSSUO DOIS MAVERICKS, SENDO UM 1974 SUPER LUXO E 1975, TAMBÉM SUPER LUXO, PORÉM SEDAN. ESTE ÚLTIMO ACHEI SUA CARROCERIA ÀS MARGENS DE UM CÓRREGO AQUI EM BELO HORIZONTE (REGIÃO DO BARREIRO). COM O TEMPO FUI COMPRANDO O MOTOR, DIFERENCIAL, DIFERENCIAL, BANCOS, FORROS DE PORTA, ENFIM, TUDO, POIS, A CARROCERIA NA VERDADE ERA SÓ A LATA MESMO, COM EXCESSÃO DOS VIDROS CONTIDOS NA MESMA. ESTAVA NUM DILEMA DANADO, POIS, COMPREI UM 302 E UMA CAIXA CLARK PARA COLOCAR NO COUPÉ, QUE É 6CC ORIGINAL, MAS DESISTI; PREZO A ORIGINALIDADE. O V8 VAI PARA O 4 PORTAS. O SEDANZÃO RESSUGIRÁ DAS CINZAS EM GRANDE ESTILO. SALVE O MAVECO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Parabéns a você por enfrentar todos os desafios para trazer o Maverick de volta a atividade.
    Salve o Maveco!!!
    Ford Abraço!

    ResponderExcluir

No Facebook